segunda-feira, 29 de setembro de 2008


Nosso grupo tem pesquisado em escolas diferentes, as formas utilizadas pela escola buscando a comunicação com os alunos e a comunidade escolar como um todo através da Internet.
Nas primeiras semanas de agosto quando iniciamos o trabalho nesta disciplina e passei a me interessar sobre o tema, observei que um grande número de alunos, ex-alunos, colegas professores e familiares de alunos faziam parte do meu grupo de amigos, no ORKUT, em meu perfil pessoal e muitas vezes me deixavam recados perguntando questões relativas a escola na qual atuo como professora e coordenadora pedagógica.
Já pensando em nosso trabalho acadêmico e em um projeto sobre juventude em andamento na escola juntamente com minhas colegas da equipe diretiva resolvemos criar um ORKUT para escola Paulo Couto, pertencente a rede municipal de São Leopoldo.
A experiência está em andamento a mais ou menos um mês e nosso ORKUT tem servido como forma de comunicação entre a escola e a comunidade escolar, e para nossa surpresa também como forma de divulgação dos eventos ocorridos na escola, como: o aniversário da escola ocorrido em 23 de agosto e o carreteiro no tacho que aconteceu no dia 13 deste mês.
Percebemos grande alegria entre os alunos podendo comunicar-se através da Internet com a escola, o que fica evidente pelos comentários postados por eles junto as fotos dos eventos escolares.
A pesquisa continua, mas essa aproximação principalmente com os alunos tem sido muito gratificante.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Pesquisa sobre o uso de blog nas escolas



Meninas



Um dos itens da pesquisa do nosso trabalho é pesquisar em escolas como se dá a comunicação entre escola e comunidade escolar através de um blog.
Em entrevista a uma escola da rede municipal de São Leopoldo, constatamos que somente este ano foi instalada Internet, o que permitiu que em fevereiro fosse criado um blog. Este, foi idealizado pela supervisora que teve como objetivo estreitar a comunicação entre a escola e a comunidade escolar.
Neste, todos tem acesso a vários avisos referentes à escola regular e a escola aberta, que funciona para comunidade nos finais de semana. Conforme a vice-diretora, o blog serviu inclusive de divulgação para algumas tarefas da gincana de São João, no entanto esta interação não foi positiva, pois muitos reclamaram pedindo para se colocar as tarefas também em cartazes na escola. As entrevistadas colocaram que ficaram um pouco decepcionadas uma vez que os alunos freqüentam Lan Houses freqüentemente.
Já em contato com os alunos, eles disseram que acham legal o blog, mas preferem o Orkut. Percebemos então, que fazem uso deste, como um MSN e tivemos confirmação em outra conversa com a equipe diretiva. Na escola também foram criadas comunidades, uma dos alunos do Paulo Beck e outra da banda, estas também são pouco utilizadas, segundo a vice-diretora, no entanto segundo ela estão em um marco inicial, o que a leva acreditar que essa forma de comunicação poderá alargar com o tempo.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Queremos sua participação!!!!!


Colegas...este blog não terá a mínima graça se não pudermos contar com a opinião de todo grupo de colegas de nossa disciplina...
Contamos com vocês para colorir nosso espaço!!!

Um abração

Sandra Rinaldi
Aline Griebler
Jeanine Origuella

Nossas intenções...

Nosso grupo de trabalho é composto por três educadoras/educandas que aprendem a cada dia tanto na vida acadêmica, quanto com nossos alunos.
Estamos cada dia mais inquietadas com a vertiginosa atenção e tempo que as crianças e os jovens de hoje dedicam ao mundo virtual. Eles passam horas e horas em frente ao computador: jogando, pesquisando, conversando, coletando informações de diversas espécies e criando relações virtuais que nem sempre ultrapassam o "espaço virtual".
São criadas novas linguagens, compartilhadas idéias, gostos, sonhos e problemas, através principalmente dos sites de relacionamento e de comunicação virtual. O ORKUT, o MSN, são para muitos substitutos as comunicações de nossa adolescência feita através de bilhetes, cartas, álbuns de recordações, questionários, etc.
E a escola? E os professores? Participam neste mundo infanto-juvenil virtual? Será possível estreitarmos nossos laços e inserir a escola neste contexto de forma a promover a produção do conhecimento escolar, vinculado a todo conhecimento produzido sem nossa intervenção?
Sabemos que hoje a escola não é mais vista com bons olhos por muitos alunos, pois a tecnologia passa longe da maioria dos bancos escolares. A grande maioria das escolas públicas não têm laboratório de informática e algumas que têm a sorte de contar com um, sofrem com falta de recursos e poucas propiciam acesso à Internet.
Percebemos que os alunos das escolas nas quais trabalhamos e crianças e jovens de nosso convívio têm acesso direto a INTERNET, quando não em casa ou na escola, através de Lan Houses, mesmo em bairros periféricos e passam grande parte de seu tempo, em jogos ou nos já referidos meios de comunicação virtual.
Nossa intenção nesta pesquisa e mapear o que motiva estas crianças e como nós professores e a escola como um todo podemos buscar efetiva participação neste contexto e utilizá-lo para aprimorar a produção do conhecimento escolar.
Talvez possa parecer um pouco utópico...mas estamos dando nossos primeiros passinhos.