quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Considerações sobre nosso projeto


Ao darmos início a este projeto saímos a campo com muitas hipóteses e poucas certezas, entretanto já obtivemos algumas respostas as quais temos ciência de ser correspondente a um restrito grupo de pessoas, logo não um conceito formado por grande grupo, mas sim uma minoria aqui representada por alguns professores e alunos. O nosso objetivo inicial era verificar como se da a interação entre sites de relacionamento como Orkut e Blog e a Escola. Percebemos que sites como Orkut e Blog são os mais utilizados nas escolas para divulgarem avisos, promoções enfim o que por lá acontece. Para os alunos, entretanto o mais interessante são o MSN e o Orkut sendo o último o mais utilizado por eles como meio de deixarem recados; grande parte dos alunos entrevistados relatou que “o Orkut é o mais legal” porque tem mais opções de entretenimento como por exemplo as comunidades, lá pode- se ver fotos de outras pessoas, etc.
Em relação aos professores, é relevante para nós destacarmos que muitos dos entrevistados conhecem estes sites de relacionamento mas poucos são cadastrados no mesmo. Alguns confessaram não terem interesse nem de olhar. Outros não acreditam muito nesse recurso como prática real no cotidiano escolar pois a maioria das escolas e alunos não possuem internet.
Entretanto existem profissionais, mesmo que em número bem menor, que acreditam nessa metodologia de trabalho e fazem menção quanto à parte positiva que é a aproximação e estímulo, pois segundo estes os alunos mesmo não tendo computador em casa freqüentam Lan House.
Durante as entrevistas alguns professores comentaram que o problema destes sites de relacionamento é a linguagem escrita expressada, pois os alunos já possuem sérios problemas ortográficos e agora com esta nova linguagem estão transferindo esses vícios para a sala de aula.
Um dos professores comentou ainda que desenvolveu algumas atividades em aulas e em seguida postou as mesmas no Blog da Escola, buscando mostrar que independentemente de estar em um espaço virtual, a escrita correta pode ser mantida facilitando o entendimento de todos. Detalha que os alunos adoraram e sentiram-se motivados com o trabalho, mas que este tipo de atividade ocorreu somente uma vez pelo fato de apresentar dificuldades em relação à utilização da Sala de Informática da Escola que é muito procurada.
Para finalizar, percebemos que ações deste tipo, nas Escolas entrevistadas, estão em um marco inicial onde encontram diferentes barreiras na quebra de paradigmas.


3 comentários:

Anônimo disse...

Colegas, conforme o solicitado este é o depoimento sobre o projeto apresentado o trabalho foi excelente, vocês conseguiram passar o proposto com muita segurança, e também trouxeram uma fonte muito importante, que foi o vídeo, onde mostrou a realidade das nossas escolas. Continuem se dedicando dia-a-dia, que o resultado vai ser surpreendente para todas. Boa sorte, abraços, Joice e Viviane.

Jaqueline disse...

Olá! Muito interessante o trabalho de campo que vcs realizaram, percebe-se o quanto ainda estamos distantes no aproveitamento dos diversos recursos que os sites de relacionamento proporcionam. No entanto, como vcs destacaram algumas alternativas estão sendo realizadas, é importante divulgar o trabalho desses professores para que muitos outros se sintam estimulados a desenvolverem projetos que envolvam a educação digital e principalmente os sites de relacionamento tão utilizados pelas novas gerações. Parabéns pelo projeto de vcs!

Daiana Trein εїз disse...

Gostei muito das reflexões do grupo, importante que vocês estão percebendo as relações entre a teoria e a prática.. continuem assim!

abraços