Como acadêmicas do curso de Pedagogia e relacionando nossos estudos em outras atividades acadêmicas com esta disciplina e nossa pesquisa é pertinente referir a importância do papel dos professores na aprendizagem escolar como um todo.
Refere o texto 12, que cada vez mais se investe em recursos para que os professores possam familiarizar-se e buscarem formação, como por exemplo o programa Salto para o Futuro, que faz parte da TV Escola e busca promover acesso ao pensamento de especialistas em educação. Tal programa busca motivar educadores a repensar suas práticas e qualificar o ensino nas escolas públicas. Cabe a nós como professoras divulgar em nossos meios escolares o acesso que temos tido nesta disciplina, para que nossas escolas e nossos alunos possam ter uma educação cada vez mais qualificada.
Uma educação qualificada tem relação com a aprendizagem significativa diretamente vinculada ao conhecimento produzido no espaço escolar, que precisa estar atento as necessidades dos alunos, não sendo apenas simples transmissão de conteúdos, cumprimento de programas e currículo escolar, através de metodologias “vazias”, que não estejam vinculadas ao cotidiano e o meio no qual os alunos estão inseridos .
"É necessário levar em consideração, o currículo oculto, que refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e dos significados trazidos de seu meio social de origem e vivenciados no ambiente escolar – ou seja, das práticas e das experiências compartilhadas em sala de aula. (LIBÂNEO, 2003, p. 363)"
Cabe destacar, o papel importantíssimo que tem o educador, nas palavras de Rubem Alves "o verdadeiro educador é aquele que tem amor e paixão pelo que faz. Leva em conta as características próprias e individuais de cada aluno, as suas próprias, paixões, esperanças e conflitos ( dele próprio e do aluno).Educar é desinstalar. O educador não é aquele que reproduz os sermões prontos e acabados, mas aquele que desperta consciência e motiva para existência".(GADOTTI, 2002, p. 49)
Assim, ensinar é também estimular o desejo de saber, é preciso que o aluno perceba os usos sociais do que aprende na escola, conforme exemplifica Philippe Perrenoud, “só se pode desejar saber, ler, calcular de cabeça, falar alemão ou compreender o ciclo da água, quando se concebem esses conhecimentos e seus usos.( 2000, p. 71)
Relacionando o conhecimento a afetividade, Gadotti, referindo Rubem Alves, destaca que “ se aprende quando se gosta, quando se ama o que se estuda”(2002, p. 51) . O educador precisa buscar formas de motivar o desejo dos alunos de aprender significativamente. “ Há maneiras mais lúdicas do que outras de propor a mesma tarefa cognitiva. Não é necessário que o trabalho pareça uma via crucis, pode-se aprender rindo, brincando, tendo prazer".( PERRENOUD, 2000, p. 70)
Seguindo a idéia de que é importante que o espaço escolar seja um local de produção do conhecimento, sem deixar de trazer alegria e satisfação aos alunos e cabendo ao professor buscar formas para que isso efetivamente ocorra.
Como já foi constatado em nossa pesquisa há grande interesse dos alunos pelos meios de comunicação virtual como o ORKUT e também por jogos, principalmente os que permitem interação, ou seja naqueles em que há liberdade de participação e reciprocidade, conforme refere o texto 11.
Seguindo a idéia de que é importante que o espaço escolar seja um local de produção do conhecimento, sem deixar de trazer alegria e satisfação aos alunos e cabendo ao professor buscar formas para que isso efetivamente ocorra.
Como já foi constatado em nossa pesquisa há grande interesse dos alunos pelos meios de comunicação virtual como o ORKUT e também por jogos, principalmente os que permitem interação, ou seja naqueles em que há liberdade de participação e reciprocidade, conforme refere o texto 11.
Sendo assim nosso papel nesse momento precisa ser o de relembrar nossos colegas educadores sobre nosso papel como educadores e que a acomodação docente precisa ser modificada com urgência.
Bibliografia das citações:
GADOTTI, Moacir. Pensamento Pedagógico Brasileiro. São Paulo: Ática, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos e outros. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.
PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
Um comentário:
Jeanine, achei muito boa a tua colocação sobre os textos 11 e 12, além disso é muito pretinente o que tu dizes em relãção à desacomodação de nós educadores, é preciso buscar cada vez mais, pesquisar e acompanhar o interesse dos alunos, no caso das tecnologias como aborda nosso trabalho ete interesse pode ser agregado aos conhecimentos escolares, permitindo interação e aproximação do educador com seu alunos.
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