quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Minhas aprendizagens


As pesquisas realizadas em diferentes espaços me auxiliaram a transformar nossas hipóteses em certezas provisórias, pois entendo que tudo está em constante transformação, o que hoje é amanhã quem sabe?. As dúvidas que tínhamos sobre o uso de blogs e sites de relacionamento pode ser transformadas em certezas provisórias em entrevistas realizadas com diferentes segmentos e instituições. O tema abordado em diferentes realidades ampliou minha aprendizagem agregando novos conhecimentos sobre o assunto. A opinão dos entrevistados sobre o assunto me fez refletir o quanto ainda preciso estar me atualizando e instigando para que hajam momentos de discussões sobre esse tema onde trabalho.
Confesso que fiquei um pouco decepcionada ao perceber que a maioria dos educadores e alunos ainda não entendem os Sites de relacionamento como um instrumento de aprendizagem e de comunicação entre escola e comunidade por mais que se perceba que a era da tecnologia vem tomando conta de todos os espaços. A escola me parece estar vivendo em uma época diferente da sua, pois o tempo nesta parece não ter acompanhado o atual. A maior certeza que fiquei após leituras, entrevistas e muitas conversas é de que nossas crianças e juventude dominam o mundo digital sem o medo que temos, o medo de errar. No entanto, conforme vimos há muitos sites e programas ofertados e com isso existem alguns positivos e outros nem tanto, logo o filtro se faz necessário e a aprendizagem pode ser vinculada à educação formal transformando o que é aplicado em sala de aula mais real, visível e não tão abstrato.
Concluindo, entendo hoje, uma vez que pensava diferente no início desse P.A. que, no mundo virtual o individual pode caminhar paralelo ao coletivo e mantendo uma relação de afetividade, aprendizagem e avanços contínuos em diferentes estruturas do conhecimento.

Nenhum comentário: