quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Resultados....



Tínhamos como problemática inicial:

Como aproveitar nas práticas escolares o interesse e a participação dos alunos em comunidades virtuais de relacionamento, como o ORKUT, visando a produção do conhecimento?

Nossas certezas provisórias eram inicialmente:

  • Grande parte dos alunos, principalmente adolescentes tem acesso a Internet e participam de sites de relacionamento com interesse

  • A linguagem da comunicação virtual é normalmente diferente da escrita ortográfica e pouco se vincula no espaço escolar uma a outra.


Nossas dúvidas temporárias eram:

  • Amizades virtuais podem estreitar vínculos entre professores, alunos e comunidade escolar?
  • É possível em sala de aula aprimorar a ortografia aproveitando as diferentes linguagens, como as apresentadas em espaços virtuais?
  • Há formas de estabelecer uma comunicação virtual entre a escola e a comunidade possibilitando troca de recados, divulgação de trabalhos, postagens de fotos e eventos divulgando a vida escolar estreitando essa relação?


Nossa metodologia de trabalho foi:


Coletar dados nos ambientes de aprendizagem nos quais estamos vinculadas, através de estudo de textos teóricos, entrevistas, conversas informais, troca de informações e de experiências.


..........................................................................................................................................................................


Estamos finalizando esta pesquisa e nossa metodologia dentro do que havíamos previsto foi baseada em conversas com professores, alunos, as quais transformamos em textos e inclusive em um vídeo, que infelizmente precisaremos excluir de nosso blog, pois como a professora que nele conversa com a colega Sandra, está de licença saúde, não foi possível obter a autorização por escrito ( a ser postada no blog), conforme instruções da professora na última aula.

Também fizemos várias leituras, indicadas pela professora e outras tantas que julgamos estarem relacionadas ao que buscávamos.


.............................................................................................................................................................................

Quanto as dúvidas...


Sabemos que sanar todas as dúvidas seria até frustrante, pois poderia frear nosso desejo de aprender cada vez mais, porém conseguimos dirimir um pouco cada uma delas.


  • Amizades virtuais podem estreitar vínculos entre professores, alunos e comunidade escolar?

Pensamos que sim, se houver boa vontade, conhecimento sobre o assunto e desejo, principalmente por parte dos professores para que isso realmente ocorra.
  • É possível em sala de aula aprimorar a ortografia aproveitando as diferentes linguagens, como as apresentadas em espaços virtuais ?

Entendemos que nossa pesquisa demonstrou pouca motivação por parte dos professores em ligar a linguagem utilizada pelos alunos, principalmente pelos adolescentes em Orkut, msn, etc, primeiro por muitos não terem acesso a ela, depois por na verdade não desejarem essa vinculação, deixando para escola apenas a escrita e a leitura "ortográfica", separando bem o que é para estes professores pertinente, ou não na escola.
  • Há formas de estabelecer uma comunicação virtual entre a escola e a comunidade possibilitando troca de recados, divulgação de trabalhos, postagens de fotos e eventos divulgando a vida escolar estreitando essa relação?

Sim há, tanto que observamos trabalhos que vinculam a escola ao Orkut como forma de comunicação e outras utilizam blogs, que conforme o verificado não estimula tanto os alunos, principalmente nas periferias.
.........................................................................................................................................................................

Concluimos que nossas certezas podem ser mantidas:


Já que realmente grande parte dos alunos, principalmente adolescentes tem acesso a Internet e participam de sites de relacionamento com interesse e mesmo os que não tem acesso a internet em casa buscam as lan houses.
Quanto a linguagem da comunicação virtual ser diferente da utilizada na escola ficou mais do claro que realmente ela o é, mas que somos nós professores que precisamos fazer essa vinculação não podendo ficar alheios ao mundo virtual que nos cerca, tão cheio de possibilidades pedagógicas, conforme constatamos neste semestre, não só em nossa pesquisa, como também nas dos demais grupos e com os materias compartilhados nesta disciplina.

CHEGA DE ACOMODAÇÃO, VAMOS A LUTA, PELO APRIMORAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS!!!!



Nenhum comentário: